Medalhão da Academia Quixadaense de Letras – AQL

Por ocasião da reunião realizada no dia 20 de setembro de 2012, convocada com o fim específico de se criar o Medalhão da Academia Quixadaense de Letras, a mediação da matéria, ficou a cargo do acadêmico e co-idealizador da AQL, João Xavier de Holanda, que trouxe para o momento, um especialista no assunto, o senhor Francisco Aiace Mota Filho (Motinha), que depois de ouvir os acadêmicos, desenhou uma proposta da peça, promovendo, na sequência, a exposição do protótipo de medalhão, em cuja apreciação, culminou na aprovação da peça pelo colegiado.

  1. O Brasão da AQL, está assim constituído:
    1.1 Um retângulo de metal por base banhado em ouro amarelo, medindo 8 cm de altura por 5 cm de largura;

  2. 1.2 Sobre a superfície de metal, o brasão da AQL, revestido com uma fina
    camada transparente de resina;
    1.3 Nas extremidades, contornando a base da peça metálica, o desenho
    vasado de uma fita grega, na cor amarelo ouro dourado;
    1.4 Na parte superior do retângulo, ao centro, um furo contendo um pequeno aro, por onde deverá passar uma fita grega, na cor amarelo ouro dourado, tornando-se adorno, com o intuito de permitir que o acadêmico utilize o medalhão pendurado no pescoço.
  3. A confecção do Medalhão foi feita pela Empresa Aluprint”, de propriedade do Sr. Francisco Aiace Mota Filho (Motinha), localizada na Rua João Cordeiro nº 2609, bairro Aldeota, em Fortaleza – Ceará. A utilização do brasão pelos imortais da AQL, é obrigatório nos momentos festivos e solenes da agremiação.